Agendamento para emissão de RG só é possível na 2ª quinzena de fevereiro

Extraído de: correiodeuberlandia.turismo   Janeiro 29, 2014

Vaga no agendamento para emissão da primeira ou segunda via da carteira de identidade só para a segunda quinzena de fevereiro. Havia horários disponíveis apenas no dia 18 e ainda não foi aberta a agenda do dia 19. Foram verificadas 3.042 pessoas com horários marcados desta quinta (30) até o dia 18. Apesar da demora em conseguir vaga, o sistema de agendamento permitiu aumentar o número de cidadãos atendidos por dia. Antes de a agenda entrar em operação, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Uberlândia conseguia realizar 180 atendimentos diários para identidade. Atualmente, 234 pessoas são atendidas diariamente, um aumento de 30%.

Segundo Carlos Ferreira Ramos, o espaço de agendamento, que hoje é de 20 dias, será reduzido (Foto: Cleiton Borges)

Segundo o supervisor de Atendimento da UAI, Carlos Eduardo Ferreira Ramos, o sistema de agendamento permite marcações apenas dentro dos próximos 20 dias e esse prazo ainda deve ser reduzido. "No início eram 30 dias, mas as pessoas esqueciam que estavam agendadas e faltavam. Chegamos a ter 70% de ausência. Com 20 dias, as faltas são de até 10%. Agora, pretendemos diminuir o espaço de agendamento para dez dias, para não ter demora em conseguir vagas e reduzir ainda mais o número de faltas", afirmou Ramos.

A cada dia de atendimento encerrado, é disponibilizado mais um dia na agenda da UAI, mas as vagas são preenchidas rapidamente. O estudante Rodolfo Guimarães Santos, de 22 anos, só conseguiu fazer a marcação de horário no terceiro dia de tentativa. Ainda assim, ele teve de esperar 17 dias para ser atendido. "Por dois dias, tentei agendar e não encontrava vaga. No terceiro dia, resolvi entrar no sistema às 6h. Só assim consegui, mas já não tinha muita opção de horários. Não tive como conciliar com minhas outras atividades. Hoje, estou perdendo o estágio para fazer a segunda via da identidade", disse Santos.

Sem fila

A falta de vagas no agendamento da UAI de Uberlândia acontece apenas para a emissão da carteira de identidade. Outros serviços que são feitos com marcações -seguro-desemprego, carteira de trabalho e passaporte -têm disponibilidade de horários até no mesmo dia da procura, segundo o supervisor de Atendimento da UAI, Carlos Eduardo Ferreira Ramos.

"A demanda desses outros serviços é bem menor e é mais fácil encontrar horários disponíveis e com datas mais próximas", disse Ramos. O agendamento para emissão de identidade e de carteira de trabalho e a solicitação de seguro-desemprego devem ser feitos no site do governo de Minas Gerais . A UAI de Uberlândia disponibiliza 20 máquinas de telecentro com acesso ao sistema de agendamento para que os usuários consigam realizar a marcação de horário. Para agendar uma vaga para emissão de passaporte é preciso reservar o horário no site da Polícia Federal.

Autor: Daniela Nogueira Repórter


 
 
Deixe seu comentário



Siga o PasseiAki