Calendário Vacinal de Campos: o mais completo do mundo

Extraído de: campos24horas.provisorio.geral   Março 13, 2013

quarta-feira, 13 de março de 2013 (Foto: SECOM)

O Programa Municipal de Imunização (PMI) de Campos voltou a ser destaque na noite desta segunda-feira (11), no lançamento da vacina contra a catapora pela Prefeita Rosinha Garotinho

Considerado pela comunidade científica nacional, pelo Ministério da Saúde e, principalmente, por especialistas da área da Imunologia como o maior Programa de Imunização do país, o calendário vacinal de Campos é agora apontado como o mais completo do mundo. E, ainda, único a contar com vacinas disponibilizadas gratuitamente por um governo a atender aos parâmetros de prevenção em saúde para cada pessoa, considerada individualmente e para toda uma coletividade -o que leva a produzir o "efeito rebanho", ou seja, para cada grupo imunizado, o resultado leva à imunização de outros grupos que, por motivos diversos (como intolerância aos componentes da vacina), mesmo não tendo sido vacinados, ficam imunes à doença pela inexistência de transmissores infectados.

O Programa Municipal de Imunização (PMI) de Campos voltou a ser destaque na noite desta segunda-feira (11), no lançamento da vacina contra a varicela (catapora) pela Prefeita Rosinha Garotinho, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, que reuniu mais de 370 representantes da área de Saúde.

Com a Prefeita Rosinha Garotinho, participaram do lançamento da vacina o vice-prefeito Doutor Chicão; o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio; a gerente do Programa de Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Respiratória da Secretaria Estadual de Saúde, Cláudia Abreu da Costa; o infectologista chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Ferreira Machado e diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Nélio Artiles; o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, e o infectologista chefe do Setor de Infectologia Pediátrica do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ, Edimílson Migowski, que ministrou a palestra "A importância da vacinação contra a varicela no Brasil". 

Charbell destacou que a data de lançamento da vacina contra catapora coincidiu com a da implantação da vacinar Prevenar, em 2009. "Vacinar é uma política de saúde eficaz para a redução de morbidade e comorbidades. Campos é referência em imunização porque a gestão Rosinha Garotinha alia à técnica a decisão política de investir na prevenção de doenças", acrescenta.

Cláudia Costa declarou a importância do acréscimo de mais uma vacina ao calendário municipal de imunização: "É uma medida importante e que torna a caderneta de vacinas de Campos a maior do Brasil. O município tem servido de exemplo para o país, sempre à frente com inclusão de vacinas importantes como Prevenar, Hepatite A, HPV e, agora, varicela. É um programa louvável", afirmou.

O infectologista Nélio Artiles se disse honrado enquanto especialista e cidadão de Campos. "A Prefeita Rosinha Garotinho marca seu governo como o que tem o maior programa de imunização, à frente de países desenvolvidos. Em congressos e seminários, por todo país, Campos recebe destaque, é citado como modelo. A catapora é uma doença que, quando agravada, pode levar ao comprometimento neurológico, pneumonias, lesões graves nos vasos sanguíneos que podem levar a amputações e outras complicações que ocasionam óbitos. Isso, porque a catapora é a virose que mais abaixa a defesa imunológica da pessoa. Aqui, a vacinação será em dose única, que tem 97% de eficácia na proteção e é suficiente para evitar tais complicações", frisou.

Autor: Vinculado ao campos24horas.provisorio.geral


 
 
Deixe seu comentário



Siga o PasseiAki