Catarinenses seguem a tradição de colher a macela na Sexta-feira Santa

Extraído de: diariocatarinense.clicrbs.noticias   Março 29, 2013

Chapecoenses acordaram antes do sol nascer para colher a planta

Uma das mais fortes tradições da Quaresma faz muita gente sair da cama no feriado de Sexta-feira Santa antes mesmo de o sol nascer. Diz a tradição que a macela, ou marcela, como é comumente conhecida, deve ser colhida antes do sol nascer. Os fiéis acreditam que o orvalho que cai sobre os arbustos na Sexta-feira que antecede a Páscoa faz com que a planta seja abençoada, podendo causar até curas milagrosas. Seu chá é usado como remédio para problemas gástricos ou respiratórios.

Em Chapecó, no Oeste, algumas pessoas ainda seguem a risca a tradição e acordam cedinho para colher a planta. Milton Rodrigues, 56 anos, aprendeu a tradição com o pai.

- O pai sempre dizia que tinha que colher antes do sol nascer para ter poder de cura - lembra Milton.

>> Galeria de fotos: Colheita da Macela em ChapecóMárcio Magrin e o filho Maycon, de 9 anos, também acordaram cedo. Ele quis mostrar ao filho como é a tradição na pratica.

- Tem que colher com o orvalho para a planta durar mais - conta Márcio.

Algumas pessoas aproveitaram a magia da colheita para fazer alguns pedidos. Edison Monego, 50, foi com a camisa da chapecoense para benzer o time e pedir para que a fase ruim do time passe logo. 

-  Vou lavar esta camisa com o chá da marcela para ver se o time voltar a marcar - finalizou o torcedor.

... ver notícia completa em: diariocatarinense.clicrbs.noticias

Autor: Vinculado ao diariocatarinense.clicrbs.noticias


 
 
Deixe seu comentário



Siga o PasseiAki