Comissão da Verdade revela nome de militar que torturou o ex-deputado Rubens Paiva

Extraído de: radar64.noticias   Fevereiro 28, 2014

Por JBFM

A Comissão Nacional da Verdade revelou o nome de um dos militares que teriam participado das torturas ao ex-deputado federal Rubens Paiva, desaparecido em 1971, durante a Ditadura.

Segundo depoimento de uma testemunha, o então tenente Antônio Fernando Hughes de Carvalho, que já morreu, foi um dos torturadores. A comissão chegou até o nome após ouvir uma testemunha que não teve a identificação revelada.

Em depoimento, ela afirmou ter visto o tenente Hughes de Carvalho pressionar o ex-deputado contra uma parede. A comissão ainda não conseguiu esclarecer que destino foi dado ao corpo de Rubens Paiva, mas diz ter o nome de uma pessoa que poderá informar onde estão os restos mortais do ex-deputado.

Para a comissão, a testemunha-chave é o general reformado José Antônio Nogueira Belham, que hoje mora em Brasília, e que estava no DOI-Codi quando Rubens Paiva foi torturado.

O oficial prestou depoimento no ano passado e alegou estar de férias na época. Mas segundo a Comissão da Verdade, isso não foi confirmado, já que no relatório estão recibos de pagamentos de diárias, com datas coincidentes com a prisão de Rubens Paiva. O general Belham já avisou que não vai prestar novo depoimento.

Autor: Vinculado ao radar64.noticias


 
 
Deixe seu comentário



Siga o PasseiAki