Dom alberto DISCURSO DE AGRADECIMENTO IGREJA DE SANTO ALEXANDRE

Extraído de: cancaonova.turismo   Março 07, 2012

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano Eleito de Belém do Pará

DISCURSO DE AGRADECIMENTO

IGREJA DE SANTO ALEXANDRE

24 DE MARÇO DE 2010

Senhoras e Senhores,

Irmãs e Irmãos.

“Perseverai no amor fraterno. Não descuideis da hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos, sem o perceber (Hb 13, 1-2). A hospitalidade é virtude reconhecida na sociedade, na Sagrada Escritura e na vida da Igreja. Ao chegar a Belém, para a primeira visita, a primeira palavra que me veio à memória foram estes dois versículos da Carta aos Hebreus. Senti-me em casa, desde o primeiro momento, ainda da Rodovia, em Marituba. Descobri ali que Deus me chamava a servir a um povo capaz de criar laços. Agradeço ao Monsenhor Raimundo Possidônio e ao Colégio de Consultores por preparem um encontro com pessoas, muito mais do que um Roteiro Turístico. Comecei a conhecer Belém pelo que possui de melhor, a sua gente!

Identifiquei os rumos pastorais e evangelizadores de Belém. Cabe-me valorizar a seriedade do trabalho feito, com um projeto pastoral bem definido, fruto certamente de uma Igreja conduzida por eminentes pastores, como Dom Vicente Zico e Dom Orani Tempesta, que construíram com o Clero e Operadores Pastorais o que é hoje esta Arquidiocese

Desconhecido do povo de Belém, vi minha fotografia estampada em tantos lugares. O mineiro do interior ficou acanhado, mas este gesto significa muito! Se minha presença servir para apontar o rumo certo, o Senhor de nossas vidas, usem e abusem!

Nos dias que se seguiram, encontrei outra face de Belém e do Pará, a riqueza cultural, especialmente manifestada na rica culinária. As pessoas desejavam ver-me imediatamente inserido na cultura paraense, como se aqui tivesse nascido! Bendita pressa!

Ao chegar à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, vocês me introduziram no coração de Belém e do Pará! Indescritível a emoção com a qual recebi em minhas mãos a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que de pequena não tem nada, antes, revela a grandeza daquela cujo nome de bem-aventurada continuamos louvar.

Acolhimento, riqueza cultural, pessoas, fé cristã e devoção mariana! Este é o primeiro retrato da terra que me foi confiada pelo Senhor, através do gesto magnânimo de Sua Santidade o Papa Bento XVI. Este será também o nosso caminho, pois a estrada da Igreja passa pelo coração humano.

A Solenidade desta noite contou com a presença as autoridades da Cidade e do Estado, com as quais desejamos manter um relacionamento respeitoso, de alto nível, como Deus merece e as pessoas humanas merecem. Elas foram Ele criadas e suas vidas hão de ser cuidadas com todo o zelo por todas as pessoas e instituições responsáveis pelo bem comum.

Aqui se encontram representantes das forças vivas de Igreja, cujas manifestações agradeço e com as quais me comprometo. Ajudem-me a ser o que vocês esperam! Juntos, seremos mais, almejando nada menos do que o Reino de Deus.

A Igreja de Belém é rica em seu patrimônio espiritual, cultural e espiritual. Pelo que percebi, estes quase trezentos anos assistiram verdadeiros milagres da Providência de Deus. Se continuarmos fiéis ao partilhar o que temos e somos, vamos crescer muito, pois, da parte de Deus, sua ação e sua misericórdia não nos faltarão.

Senhor Núncio Apostólico. Sua presença, que nos traz o amor paterno do Santo Padre o Papa Bento XVI é motivo de regozijo para todos nós. Além dos motivos fundados na fé que sustentam nosso relacionamento com Vossa Excelência, seus dons artísticos de exímio pianista nos enriquecem sobremaneira. O recital de piano continue a soar em nossos ouvidos, como um convite a que a Igreja de Belém continue a dialogar com a cultura, contribuindo com tudo o que tem e é, favorecendo a formação de uma cultura cristã.

Sabedores de que o Evangelho não cancela, antes valoriza e eleva todas as culturas, lancemo-nos corajosos a evangelizar todos os âmbitos da vida de nossa Arquidiocese.

Muito obrigado a todas as pessoas que se fizeram presentes a esta solenidade e a todos que nos acompanham pelo Sistema Nazaré de Comunicação.

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano Eleito de Belém do Pará

Autor: Da Redação


 
 
Deixe seu comentário



Siga o PasseiAki